sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Jantar da Terra



Sabe aquelas coisas que acontecem e a gente fica sem saber como !
Estar ao lado de pessoas que estudam e vivem a gastronomia na sua essência é uma coisa sem explicação, magica e única !
Organizar a vida de estrelas Michelan , trabalhar ao lado de estrelas da minha terra .
Momentos mágicos !
Tietes dessa vida louca que é a cozinha !
Fã deste trabalho minucioso e cheio de vaidades que é a gastronomia ! Viver essa riqueza de detalhes ..... Fazer o que ama, isso é felicidade !

Um dia de folga....na praia !


A melhor coisa de morar em uma cidade que tem mar é, sem dúvida , poder ter um dia de folga numa praia deserta a 5minutos da sua casa e sem trânsito !
A praia do Moçambique fica numa reserva ecológica , é uma das poucas praias da Ilha de Florianópolis que é considerada APP ( área de preservação permanente ) como é uma praia de mar aberto, portanto , muito agitado e gelado, são poucas as pessoas que se animam a entrar no mar .
No verão, são nessas águas que se encontram as lulas mais lindas e deliciosas.
Quando cai a noite , o mar fica parecendo uma avenida , cheio de pequenas luzes usadas pelos pescadores para atrair os moluscos.

domingo, 17 de outubro de 2010

Bananeira lá de casa


A banana não é uma fruta brasileira.
Ela é originária da Ásia meridional, de onde se difundiu para a África e a América .
Aqui, podemos encontrar diversas espécies , as mais conhecidas são : nanica, da terra, branca, maçã, ouro , d'agua , prata etc...
Crua , assada , cozida ou seca ao sol, a banana é uma fruta apreciada por todo mundo independente da classe social.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lembranças de Massimo mais gauchisses a parte!


A alguns anos atraz trabalhei em um evento em SP onde o Chef, um Italiano dos grandes fazia um prato que me intrigou bastante....churrasco! Parece nos ser tão comum, não é mesmo? O fato é que esta carne com sabor de churrasco não tinha passado nem perto de uma churrasqueira.
A cor me lembrava churrasco, o sabor me lembrava churrasco.
Essa carne levava um toque de flor de sal aromatizada com vinho ... contagiante.
Filet grelhado não grelhado !
Juntei com outro história.
Toda quarta, graças ao Corinthians e ao meu trabalho, tem churrasco em casa .
15 horas em baixa temperatura, temperos frescos, marinadas de um dia para outro...nada se compara a carne que José ( gaúcho ) faz na brasa enquanto treina.
Eu descobri que se alguém tem o dom da carne nesta casa, esse alguém não sou eu ! O máximo que posso a fazer é a maionese ... churrasco com maionese de batata ....cenoura .....temperinho verde !
E viva as boas lembranças!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Vem chegando o verão ....


Aí então lembrei....hum !! ... Ja ví um robalo em crosta de bacon uma vez e era muito bom ... bom também é ervilha com bacon , bom também é ervilha com robalo.
Descendo o jardim do Hotel ,todo florido de primavera, pensei .... porque não um creme para esquentar ??

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Boi no rolete


Outra vez siri mole!!!

Essa foi a primeira receita que fizemos no Vitória usando o siri mole.
Pensamos em algo com um pé no oriente , um caldo leve , alguns legumes e ele...em tempura.
Fazíamos com a massa tradicional , e assim, um tanto sem forma , parecia mais fácil come-lo inteiro sem ter que olhar para aquele bichinho inteirinho no seu prato.
Hoje , por um acaso, tinhamos siri mole no cardápio.
Recebemos a visita do André da Blueshell, que pessoalmente entregou o produto que vamos usar no fim do mês para um empratado para 450 pessoas, ( coisas de Costão ) e este foi o prato escolhido Siri mole com legumes em espaguetti e molho ponzu.

sábado, 3 de julho de 2010

Nossas Botargas

Tudo começou no ano passado.
Na praia do Santinho fora retirada do mar 16 toneladas de tainhas.
Os peixes chegavam ainda pulando na cozinha. Cada colaborador tem o direito a uma nessas épocas de fartura, mas fartura mesmo ( na nossa concepção ) foi poder criar , quase que sem limites receitas com tudo o que este peixe nos representa.
Fizemos grandes receitas , tartar, sopas , consumês, grelhados , secos, defumados, mas o grande sussesso foi nossas Botargas.
Preste atenção no dourado de nossso ouro !!!! Este ano o mar não foi tão generoso com nossa equipe, mas mesmo assim trabalhamos ( com menos poder de tentativas ) nossa receita tão preciosa!!
Vivendo e aprendendo!!!!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O melhor momento de um ingrediente !



Hoje, de folga , fui dar uma voltinha no Mercado Público de Floripa ( adoro Mercado Público) para ver o que a natureza tinha a oferecer para um jantar em família.

Na terra da Tainha e do camarão, as vitrines são de encher os olhos e dar água na boca.

Os ingredientes escolhidos foram esses das fotos, a tainha escalada a moda açoriana

As tainhas estavam em caixas espalhadas por todo mercado ainda sujas de areia, as ovas de cor amarela tão vivo que era capaz causar inveja a qualquer italiano fabricante de Botargas por ai!

Ainda estamos esperando a nossa hora, nosso quinhão para fazermos , com um pouco mais de experiência, nossas Botargas no Costão do Santinho, é tentador quando aqueles peixes todos chegam na cozinha ainda vivos . . . Sim, vivos mesmo!



















quinta-feira, 10 de junho de 2010

As estrelas no Mercado Publico




Camarão branco, pequeno , graúda, Camarão rosa, camarão Laguna, Dá uma olhada no preço...Dá pra acreditar?



quarta-feira, 9 de junho de 2010

Elas estão chegando ... as Tainhas !



A pesca da tainha( tainhasers comunis) tem sua abertura oficial no dia 15 de maio. Praias fechadas para o surf, mar somente para pescadores.

Os peixes migram do Rio Grande do sul e Bacia da Prata em busca de águas mornas para a desova.

A tainha chegou atrasada este ano. O mar alto e violento deixou todo mundo numa grande espectativa , todos os dias era possivel ver pescadores esticando e dando os últimos retoques em suas redes, mas nada de barco no mar, até que na última semana já podíamos ver lá longe um barquinho no mar e lá no topo um olheiro a espera de boas notícias.

A pesca da tainha é um espetáculo. Nativos e quem estiver na beira da praia são tomados por um sentimento de companherismo ao juntar-se todos para retiradada da rede pesada de dentro do mar. A pesca é artesanal, o olheiro avisa lá de cima quando a mancha brilhante no mar se aproxima, lá embaixo na areia, alguns correm para dentro do barco , entram no mar e começam a soltar a rede formando um U, ao voltar para beira do mar onde começam a puxar a rede.
O barco da foto estava tentando a sorte ontem na praia do Santinho, hoje pela manha na praia dos Ingleses um lance de 28.000 peixes.
Como nosso quinhão está no Santinho....Esperamos então anciosos a nossa hora!!!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sorvete de .....Jaca!


Adoro Jaca.
No litoral norte de São Paulo voçê pode encontrar jaca por toda parte. Ganhei uma de presente no meu aniversário 15 anos .
A " Artocarpus heterophyllus " , mas conhecida como" Jaqueira " chega a medir 20m de altura com frutos que podem pesar até 15 kg .
Jaca mole, jaca dura, jaca manteiga, se alguém conhece outro nome...me diga!
Com caroços carnudos, é íncrivelmente melecosa e gostosa. Usa-se para fazer doces ,géleias, tortas, sucos e sorvetes !
Esse aí, de Jaca manteiga, achei em Caraguatatuba.
Sabor puro da fruta, uma delícia !



quarta-feira, 12 de maio de 2010

Pimentas








Primeira parada das férias : Terrinha da Garoa , e com certeza, Mercado da Lapa.

Quando eu morava em São Paulo adorava passear pelo Mercado Municipal, muitas frutas, muitos temperos, embutidos, conservas, queijos, importados, nacionais ...

Mas não é só o Mercado Municipal que encanta.

Ao chegar no mercado da Lapa, por exemplo, voçê pode dar de cara com uma banquinha de pimentas. Essas ali ó , comprei ainda do lado de fora.

Em sentido horário, pimenta Jamaica, de cheiro , biquinho e chora menino, essa última e maior delas, com nome bem sugestivo, uma das mais ardida das pimentas de cheiro ( arde mesmo ) tão bonitinha e tão danada !!!!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Cará moela

Outra surpresa boa no Vale do Paraíba foi o Cará Moela, ou Cará-do-ar, um tubérculo diferente dos que eu conhecia, a planta é uma trepadeira, e eles nascem fora da terra, como frutas ( por isso do ar ) as folhas lembram as de inhame , taioba... seu formato realmente lembra uma moela , no mesmo pé tem uns de polpa branca , outros com a polpa roxa.
Como eu não conhecia direito e pouco encontrei sobre por aí, resolvi fazer como a Roberta Sudbrack e sai por Alí ó perguntando o que vc faria com uma Cará desses? Muitas respostas!!! Usado para fazer creme, cozido, ensopadinho, escondidinho e por ai vai.
Me arrisquei fazendo um purê, que ficou pouco macio, e com um bom sabor diferente. Pedi para que meu pai juntasse mais alguns exemplares para poder achar alguma forma mais interessante de prepara-los, estou ansiosa, pois aqui em Florianópolis nunca ví.

domingo, 25 de abril de 2010

Cambuci, uma fruta autêntica do vale do Paraíba




A fruta é típica da mata atlântica, já teve em abundância no vale do Paraiba, e hoje vc pode achar em Paraíbuna ou Natividade da Serra.
O cambucizeiro é uma árvore ameaçada de extinção. O cheiro adocicado da fruta faz um contraste íncrivel com seu sabor ácido que chega a lembrar limão.
Muito bom para fazer xarope, suco e para para curtir cachaça .
Essas daí eu peguei na geladeira do meu pai , tem muitas delas lá na chácara .






terça-feira, 13 de abril de 2010

Limão CRAVO




Eu conheço desde menina como limão cravo, mas sei que pode ser encontrado com muitos nomes por aí, limão vinagre, rosa, caipira, limão limpa tacho ( junto com o sal deixa os tachos brilhando! )...e pelo mundo é chamado por Rangpur, marmalade lima, canton lemon, himi lemon...


Seu nome científico é Citrus Limonea Osbeck, tem origem na China e é muito usado para fazer encherto, pois é uma planta super resistente a pragas e que supera até 120 dias de estiagem durante sua floração. Também é usado na fabricação de sorvetes, molhos, aperitivos, de sua casca retira-se uma essência perfumada usada em perfumaria e preparação de licores .


Eu me lembro bem da limonada, aliás, não achei ainda limão melhor para fazer uma boa limonada, sem contar o sabor de infância...

segunda-feira, 5 de abril de 2010

domingo, 4 de abril de 2010

Siri Mole


É mole mesmo?
Os siris são animais que trocam de casca com uma certa periodicidade. Em certa troca de lua, eles saem para trocar sua casca , e durante uns cinco minutos permanece totalmente mole, podendo assim, ser comido todo.
A primeira vez que eu ví fiquei um pouco assustada, depois me senti um ET, parecia que todo mundo conhecia, menos eu.
Cheguei em casa e comecei a pesquisar , mas só achei uma resposta clara com a Blueshell produtora de siri mole no Brasil com sede em Blumenau e Laguna, que tem uma série de cuidados com os bichinhos para que eles nos cheguem com uma qualidade íncrivel ,sem areia e com o trato intestinal limpo.
É certo que o bichinho é meio feioso, mas sem dúvida dono de um sabor ímpar.
Portanto, se vc se deparar com esse nome em algum cardápio ali ó ...desfrute!
Onde encontrar pratos com siri mole ?
em Florianópolis:
Restaurante Vitória ( Costão do Santinho )
Café Riso
em São Paulo:
D.O.M restaurante
Dalva e Dito

Pesca na praia dos Ingleses, Florianópolis


A pesca da lula começa no fim de novembro e termina no começo de março.

Em noites de mar quente, a lula nada até a superfície da água, os barcos saem para pescaria, e o mar fica iluminado com tantas luzes usadas para atrair o cefalópode.

Aqui na praia do Santinho depois de uma noite inteira de trabalho dentro do ambiente quente da cozinha , sentimos a brisa do mar e assistimos , mesmo que de longe esse momento tão único.