sexta-feira, 11 de junho de 2010

O melhor momento de um ingrediente !



Hoje, de folga , fui dar uma voltinha no Mercado Público de Floripa ( adoro Mercado Público) para ver o que a natureza tinha a oferecer para um jantar em família.

Na terra da Tainha e do camarão, as vitrines são de encher os olhos e dar água na boca.

Os ingredientes escolhidos foram esses das fotos, a tainha escalada a moda açoriana

As tainhas estavam em caixas espalhadas por todo mercado ainda sujas de areia, as ovas de cor amarela tão vivo que era capaz causar inveja a qualquer italiano fabricante de Botargas por ai!

Ainda estamos esperando a nossa hora, nosso quinhão para fazermos , com um pouco mais de experiência, nossas Botargas no Costão do Santinho, é tentador quando aqueles peixes todos chegam na cozinha ainda vivos . . . Sim, vivos mesmo!



















quinta-feira, 10 de junho de 2010

As estrelas no Mercado Publico




Camarão branco, pequeno , graúda, Camarão rosa, camarão Laguna, Dá uma olhada no preço...Dá pra acreditar?



quarta-feira, 9 de junho de 2010

Elas estão chegando ... as Tainhas !



A pesca da tainha( tainhasers comunis) tem sua abertura oficial no dia 15 de maio. Praias fechadas para o surf, mar somente para pescadores.

Os peixes migram do Rio Grande do sul e Bacia da Prata em busca de águas mornas para a desova.

A tainha chegou atrasada este ano. O mar alto e violento deixou todo mundo numa grande espectativa , todos os dias era possivel ver pescadores esticando e dando os últimos retoques em suas redes, mas nada de barco no mar, até que na última semana já podíamos ver lá longe um barquinho no mar e lá no topo um olheiro a espera de boas notícias.

A pesca da tainha é um espetáculo. Nativos e quem estiver na beira da praia são tomados por um sentimento de companherismo ao juntar-se todos para retiradada da rede pesada de dentro do mar. A pesca é artesanal, o olheiro avisa lá de cima quando a mancha brilhante no mar se aproxima, lá embaixo na areia, alguns correm para dentro do barco , entram no mar e começam a soltar a rede formando um U, ao voltar para beira do mar onde começam a puxar a rede.
O barco da foto estava tentando a sorte ontem na praia do Santinho, hoje pela manha na praia dos Ingleses um lance de 28.000 peixes.
Como nosso quinhão está no Santinho....Esperamos então anciosos a nossa hora!!!