terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mercado logo ali ó !!

O mercado de peixes utilizado no recanto dos Brunidores é algo assim , digamos, bastante extenso, uma vez que ele se encontra diretamente no mar, ou bem no fundo dele ! O restaurante é  abastecido conforme o que o mar tem a oferecer em dia de reservas . Hoje teremos garoupas ! 

Não é cera não !

Não sei o qual encanta mais. Quando vi esta cesta na mesa do Recanto dos Brunidores a primeira reação foi pensar : _ Mas que perfeição de cera ! Não.
Elas são de verdade, bacana né? Soube que eles pretendem secar as sementes para plantar na horta , do jeito que o maluco é maluco é capaz que dê bem certo ! 

sábado, 12 de novembro de 2011

Elas estão voltando !

O verão é uma delícia ,e não sou só eu que acho isso.
Quando os dias ficam mais longos e as águas mais quentes o sistema muda, outros bichos aparecem, outras frutas, outros moluscos. Estamos entrando em mais uma temporada de lulas. No horizonte das praias do norte já se vê os barquinhos fazendo fila. Nessa época ainda estão bem pequeninas, pois elas vivem um ciclo que termina em maio. As lulas fazem parte de um grupo chamado de  cefalópodes ( pés na cabeça ) é da família do polvo, e como tal tem 8 braços e 2 tentáculos, que é por onde ocorre a reprodução.
Fresca é muito simples de preparar, sem segredo nenhum, é só ferver uma água salgada como o mar, mergulhar a lula limpa contar até dez ( dez segundos ) e depois tirar e mergulhar na água com gelo. Simples assim, macia demais.  O resto é só uma questão de usar a imaginação.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Proibido é melhor !

O arroz é coisa de todos, dizem que veio da Ásia e que os espanhóis fizeram o favor de mostrar ao mundo, e que o Brasil pode ter sido o primeiro país a cultiva-lo... ô terrinha ! 
Mas quero falar de um tipo curioso, o negro.
Diz que na China na época da colheita alguns raros grãos se apresentavam negros  " O arroz proibido " , e como esses grãos tinham um suposto "poder afrodisíaco"  somente o imperador poderia come-lo,  pobres mortais poderiam apenas separa-los.
Mas como estamos em 2011 e os tempos são outros, podemos compra-los sem mesmo conhecer a China.
O grão é pequeno e arredondado, o sabor acastanhado combina de forma espetacular com alguns frutos do mar, entre eles os crustáceos, que na minha singela opinião são  potentes e aomesmo tempo delicados de sabor .
E ainda é  funcional,  pois se trata de um ingrediente integral , a cada 100g temos 4 g de fibras. 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Novos tempos !

Esse é o André Vasconcelos. Tive o previlégio de conhece-lo esse ano. Ele e a Fafá, a esposa,  que juntos são a dupla mais querida do mundo. O Bistrô , como tudo que é muito gostoso, fica escondidinho num beco no caminho da Joaquina . Pequeno, exclusivo e encantador.
As delicadas flores e as ervas frescas que enfeitam os pratos, são colhidas conforme a  necessidade das receitas. 
E os segredos ficam guardados ali, Muito Além do Jardim.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Um aquário, um sonho !

 Tenho uma cicatriz na perna por conta de alguns ouriços do mar. Uma vez brincando de mergulhar com meu irmão do meio, levei uma pézada, me descontrolei  e bati com a perna numa parede de ouriços, tinha uns 7 anos, tinha um respeito imenso por aqueles bichinhos espinhudos e bastante dolorido. Nosso Aquário, na época, era um lugar lindo chamado Praia do Félix, que pra chegar descíamos uma estrada de terra horrorosa., não tinha uma alma viva, meus pais pescavam nas pedras e a gente ficava brincando na areia e no mar. Velhos tempos, tão seguro ! Pra comer tinha apenas um barzinho de pescador lá longe,que só abria quando a rede vinha cheia, vendia peixe fresco frito com  limãozinho , água gelada e cachaça ..... puro luxo.
 Nesses últimos dias , senti uma vontade súbita de voltar a fazer isso.  Acho que por más influências* de alguns amigos ai , ou por causa desse aquário da foto.
Essa lagosta é uma Sapateira, elas aparecem em Pernambuco e vão até o extremo sul do país,  de 6 à 300 metros de profundidade, ou seja ,pra ver isso bem de perto só de cilindro.


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Bah !

 Gaúcho que é gaúcho tem um " Bah !"  para cada situação, a entonação muda conforme o contexto.
 O título deste post é um " Bah ! "  de " minha nossa ", porque realmente nunca tinha visto uma vieira deste tamanho.
 Vieira ou Coquiles de Saint Jacques? Na verdade, segundo o Ivan Taffarel a questão é mais filosófica do que física.
 Diz que os peregrinos a caminho de Santiago levavam consigo " Coquilles " ou seja, conchas para que pudessem beber água no trajeto que era longo e , ao chegar ao seu destino, elas eram jogadas ao mar. Coquilles de " concha " e Sant'jaques de " Santiago.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A pitanga mais doce !

Gosto de pitanga desde de pequena . Na casa de meus pais havia um  pézinho que depois de florescer  me fazia passar todos os dias cuidando pra ser a primeira a achar uma frutinha vermelhinha pronta pra ser devorada ! Era uma delícia , um sabor de molocagem !
Neste fim de semana fui fazer uma almoço com o Narbal lá na Lagoa da Conceição, na sobremesa tinha um sorvete com calda de fruta, e adivinha qual era a fruta ? Doce, doce , doce , belas, vermelhas , alaranjadas, lisas, brilhantes , as mais deliciosas pitangas ! Chorei e acabei conseguindo trazer um pouquinho pra casa ,  guardei as sementes na esperança de conseguir um dia ter um pezinho desses aqui pra mim !
 A pitanga é uma fruta bem brasileira. Nativa da  Mata Atlântica, seus frutos não são encontrados no comércio, também imagino a dificuldade que seria comercializar tamanha delicadeza, é bem mais fácil encontra-las nos quintais , é fruta de ficar comendo no pé ! Suas flores e suas folhas ,quando novas e vermelhas, fazem a diferença em saladas.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Trevos, Azedinha e a Primavera !

 Esses últimos quinze dias foram de chuvas intensas aqui em Santa Catarina . A cidade ficou toda inundada, descobri lagos antes nunca existentes , inclusive um no meu quintal. A chuva parou, o sol apareceu as flores da azedinha também.
A natureza tem esse dom de mostrar a beleza das coisas simples quando tudo parece tão cinza.
A primavera chegou. Com ela chegam também as flores. E os frutos . E os pássaros. Tudo volta a ser belo, e muitas vezes,  bem mais do que era .
 Essa semana fui até o pomar do Terraço para conhecer finalmente o caminho do sítio !
 Pêssegos e amoras quase maduros, capuchinhas abusando das cores, pitangueira,  o manjericão lindo no pomar, as ceboulletes, hortelã, alecrim, erva doce, capim santo, salsinha
disputando qual verde seria mais intenso.
Essa é uma flor de morango silvestre.
Com esse clima gostoso e esse solzinho quentinho ficou fácil passear pelos caminhos enfeitados com orquídeas. No açude tem tilápias.
 Galinheiro cheio, ovos fresquinhos, muitas galinha d'angola correndo para lá e para cá e alguns  garnizés.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Presentes de Celita Catharina !!!

 Minha sogra é uma figura !!!
 Na rua da casa dela, aos sábados, tem uma feira ( como sinto falta delas por aqui )  e sempre que ela acha uma pimentinha boa, me manda , bom né?
 Dessa vez resolvi que não iria fazer conserva,, achei melhor ir usando até acabar,  confesso que não sei como não pensei nisso antes!
 As pimentas de cheiro são sem dúvida uma benção da natureza, seus sabores e seus cheiros fazem toda a diferença , pequenas mas capazes de fazer toda a diferença.

sábado, 6 de agosto de 2011

Tomates da Mãe !!!


 Olha que coisa mais linda o tomateiro da Mãe, um lindo pézinho de tomates italianos, que nasceu num canteiro pequenininho mais cheio de vontade !!!!
_ Ah filha , nasceu sozinho... !!!! ....Sei....  A Vó diz : _ Eu que revirei a terra .
 As mães fazem compostagem. Lindas!
 Cheguei a conclusão de que esse canteiro vai longe! Essa familia de italianos, índios e negros sempre tiveram vasos lindos e canteiros muito verdes, cheios de simplicidade e vida .
 No mesmo dia meu irmão me contou que estava fazendo uma experiência com sua jabuticabeira.
 Fez um enxerto de pitanga num galho de jabuticaba a fim de conseguir uma jabuticatanga !!!
 ADOREI.    

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

É tempo de renovação!

  A últimaa  vez que tinha visto uma cerejeira de perto foi no Japão. E ies que num sábado de trabalho no caminho de uma almoço muito especial no Cacupé ( coinscidência ou não ) encontro com uma linda árvore, totalmente florida, uma beleza cor de rosa que por alguns instantes me fizeram esquecer o céu cinza.   Alguém me disse um dia que o " Sakura "  era um símbolo de renovação, um dos símbolos mais marcantes da cultura japonesa, povo esse que conhece como poucos a importâncioa de não desisitir, reconstruir ( ainda melhor ) e  continuar .

sábado, 25 de junho de 2011

As águas dos Ingleses

 
Na Marina do canto da praias dos Ingleses tem um restaurante, um simples restaurante de luxos.
       Uma casinha de pescador, modesta com peculiariedades . Narbal é pescador, mergulhador e cozinheiro, gosta de servir seus ingredientes o mais próximo do vivo possível. Suas lagostas ficam presas em gaiolas e são retiradas apenas se convocadas ! As ostras, mariscos e vôngoles ficam em suas respctivas lanternas no mar , as vieiras no aquário  junto de pequenos robalos ou garoupinhas que ficam ali fazendo graça até serem soltas de volta ao mar. Aqui ele esta no barquinho lá no mar colhendo meus moluscos que ficaram ali em seu "ambiente" até a hora do jantar, que de tão especial , merecia tal. 
A mim coube ficar na beira da praia esperando anciosa !!!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Maracujá doce

Quando era pequena gostava muito de um maracujá roxinho que dava aos montes na chácara da família ,era pequeno, a gente quebrava com a boca e chupava aquele doce.Ele dava no mato e  nunca mais encontrei .
Adoro maracujá . No meu quintal tenho um pé. Ele veio de mansinho e tomou conta de parte do muro, tenho que estar o tempo todo atenta para que não vire uma praga, e quando as frutas começam a aparecer...que delícia ! Esse é conhecido como maracujá doce, sem acidez,  muito bom para comer de colher .

Festa junina no Engenho do Athaíde : fogão a lenha e tacho de pinhão !


 Quentão ou vinho quente, bananinha ou mariola , milho verde e batata doce , bolo , doce de abobora , pé de moleque, teta de nêga , amendoim e o engenho de Farinha !
Onde alguém acharia um tacho desse com esse tanto de pinhão?
Festa de São João em Florianópólis, o quentão não é de cachaça , é bem parecido com o vinho quente, mas não vai maçã , o que importa mesmo é que quente nesse frio todo mundo gosta ! O pinhão é feito assim , no tacho,  num fogo de chão que fica o dia inteiro queimando,  a colher foi substituida por uma enxada .   Todos os anos são assim.
   O fogão a lenha da  Vó Nini cheio de caldeirões de Vinho quente ... o tacho cheio de pinhão, doces iguais com tantos nomes diferentes, brincadeiras, fogueira e diversão...Festa Junina !! 

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Visita a Fazenda Marinha Moluskus, Praia dos Sonho !


  E lá fui eu pegar a BR....fazia muito tempo que eu não fazia este caminho, desde 2008 . No caminho, novidades que iam além dos vendedores de bergamota ... um pedágio ... apesar da estrada ter piorado ! Vai entender ???
  Ao chegar, fui caminhando nas areias da praia e deu pra notar o tamanho do estrago que a ressaca da última semana provocou.  Muitas conchas ... Santo mexilhões !!!
  Em São Paulo me lembro que toda ostra era de " Santa Catarina " ora que SC é um estado grande com inúmeras fazendas marinhas , então, não entendo tal generalização.
Cada um tem a sua forma de cuidar e cultivar suas águas . E neste aspecto o sonho é incomparável.
 A fazenda marinha Moluskus fica na ponto do Papagaio e tem como " pastor " o amigo Ivan Taffarel mestre em seu ofício, cuida de seu pomar da janela de sua casa e seus frutos são de sabor único, um toque de amor, dedicação e água do mar !!!






sexta-feira, 10 de junho de 2011

Inverno no Sul...Frio !


Fazer comida boa as vezes da muito trabalho. Chegaram muitas espigas de milho, então resolvemos fazer uma polenta com suco de milho e o resultado foi uma maravilha !
Depois de ralar as espigas, peneirar e espremer o suco, cozinhamos o fubá até dar o ponto. A carne é músculo, feito bem devagar com muito amor e carinho pelo Quevedo. Para finalizar , "cremolata" que sinceramente dá o frescor exato que pede o prato. O resultado final não da  pra falar,  nunca comi tanta polenta na minha vida !

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mês de maio..... vento frio, sol e Tainhas !

Hoje com este vento gelado batendo depois de um dia de sol no mês de maio só consigo pensar numa coisa..nas tainhas !
Tainha é um peixe delicioso, e é a cara de Floripa . Farinha também.
Adoro quando um belo filet com aquele crocante da pele...hum que delícia !
Temperada só com sal e pimenta , bem grelhadinha e suculenta , o pirão de farinha fresca, feita no engenho da Vó Nini o único engenho do norte da Ilha que ainda faz a farinha artesanal . E caldinho de feijão preto, que fica horas no fogo baixo até ficar bem grosso ... Água na boca !

quinta-feira, 24 de março de 2011

O Marisco dos sonhos.....da praia do Sonho !

Meu amigo Ivan é um "pastor" de uma fazenda marinha.
Suas "terras" ficam na praia do Sonho , um lugar lindo antes da Guarda do Embaú, lá tem mariscos , ostras e muitas vezes berbigões maravilhosos, o Sonho é como uma grande comunidade, com todos os seus prós e contras.
Pedi pra que ele me trouxesse alguns kilos para o jantar de domingo com a família.
Eu adoro mariscos e esses são, literalmente , de lamber os beiços.
A fazenda Moluskus está na praia do sonho , e presente nos jantares mas exigentes do Brasil!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Lulas com ar de Alex e lembranças de Quevedo


Mas uma vez nos deparamos com alguns kilos de lula fresca, ( até abril é a bola da vez ).

Cada vez maior por seguir um ciclo que começa em meados de novembro.Um jantar a um mês atraz nos trouxe novamente a lembrança que Quevedo tinha de um certo prato preparado por Atala no Vitória numa das semanas Gourmet.
Um prato elaborado as pressas, delicioso, mostrando mais uma vez a genialidade do chef.
Lulas cozidas no gelo com côcô verde. As lulas cortadas em tiras confunde-se com a carne branca e suculenta do côcô que na ocasião foi aberto pelo Everaldo, lá do Rancho...craque !
O ponzu preparado com a água da fruta , não tem explicação, sabor único.
Eu não pude viver este momento, mas revive-lo foi magnífico !

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Marlin não, Sailfish !!!




_Menina vem aqui que eu quero te mostrar uma coisa!

Fomos até o carro no carga e descarga e lá estavam eles....160kg !

Em cinco minutos toda a cozinha estava lá fora.

Realmente era uma coisa linda.

Disseram que era Marlin, mas na verdade era Sailfish.Um peixe enorme muito, mas muito iponente.

Sua carne avermelhada lembra um pouco o atum, no sabor e na textura, mas não é um peixe de comer, funciona como troféu, mas pra comer foi bem estranho. Não recomendo.




quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

As acerolas do vizinho !


Na esquerda da entrada tem uns pés de acerola ! ( sim são vários )
Portões abertos, placa de aluga-se e uma vontade de três verões de chegar até elas.
Não aguentamos....entramos!
O caminho do sítio , uma estrada até a praia, e um pomar de dar inveja . ( branca )
Acerolas verdes, alaranjadas vermelhas quase roxas .... milhares delas espalhadas bem na entrada dando " Boas vindas " ao que viria.
Goiabas, caquis, pitangas, limões, laranjas, araças, bananas, amoras, árvores carregadas até o chão de tanta fruta, realmente abençoado.
Fomos caminhando até acharmos uma figura " buena onda " chamada Vitor ! Uruguaio, o filho é médico na Austria.
_ Ola que tal ?
Resultado: Eu e Clélia Maria colhendo acerolas em pleno recreio !!!!!
Creme de papaia com calda de acerola

Bater o mamão com sorvete de creme. ( 1 por 1 ), voltar ao freezer .
Pulsar no liquidificador as acerolas com água mineral ( somente o necessário para tirar a polpa) Coe e leve ao fogo baixo. Reduza, deixando evaporar a água bem devagar para não queimar as bordas. Processe.










segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Camarões...pupunha...e o bobó do Quevedo !

Verão é assim....quanta coisa boa pra fazer !


Vem chegando um vento Sul ......

O vento gelado que sopra me fez lembrar deste prato. Creme de mandioca com carne de sol azeite de coentro e couve mizuna.

Na realidade, esta entrada , nós servimos no começo de agosto, quando veio aquela frente fria, onde os relógios indicavam 3°c e uma sensação de -1° , vinhamos de dias relativamente quentes .
Hoje nós tivemos 36° e agora , no final da tarde ... frio !
Bom seria tomar um creminho quentinho, se agasalhar e dormir ... pra ficar bem do pé!

A receita é a seguinte:
para o creme:
500 gr de mandioca
150gr de manteiga sem sal
2 cebolas médias

Refogue as cebolas em um fio de óleo até que fique transparente, então coloque a mandioca, refogue e cubra com o dobro de água , cozinhe em fogo medio até que se tornem macias, processe e tempere com sal e pimenta

A carne :
500 gr de carne de sol
2 cebolas
cebolinha cortada

Dessalgue a carne e cozinhe até que fique macia , desfie.
Em um fio de óleo salteie a cebola , procure mante-las crocantes. saltei a carne , coloque a cebolinha.

Azeite de coentro :
500 ml de óleo de milho
1 maço de coentro despetalado

Branquei as folhas de coentro, seque , processe com o óleo e cozinhe por 40m. em baixa temperatura , coe .

Nós sempre usamos couve mineira mas desta vez usamos a couve misuna, que foi presente do Rodrigo Oliveira ... tão linda nos fez pensar em usa-las bem .